Companhia aérea põe avião que faz voo transatlântico para buscar passageiros no Aeroporto de Brasília

0
409

Boeing 777 tem capacidade para 385 passageiros. Aeronave levou 40 toneladas de querosene.

Diante da crise de abastecimento no Aeroporto de Brasília – 57 voos foram cancelados até as 17h30 de sábado (26)–, a companhia aérea Latam decidiu enviar para a capital, na tarde deste sábado (26), um Boeing 777 para transportar 385 passageiros para Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A empresa foi a mais afetada pela interrupção de serviços ao longo do dia, com 40 dos 57 cancelamentos.

O Boeing 777 é uma aeronave utilizada em rotas internacionais de longa distância e transporta mais que o dobro dos aviões de rotas domésticas. O modelo tem 73,9 m de comprimento, 64,8 m de envergadura e 18,5 m de altura.

A aeronave foi enviada para a capital carregada com 40 toneladas adicionais de querosene de aviação (QAV). O combustível será “destanqueado” ainda neste sábado para abastecer outras aeronaves da companhia em Brasília.

Os dados dos voos cancelados, entre pousos e decolagens, estão disponíveis e atualizados no site do aeroporto. A administração do terminal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendam que os passageiros com passagens compradas monitorem os voos, também, junto às companhias aéreas.

Reabastecimento

Só estão autorizadas a pousar no DF as aeronaves com combustível suficiente para decolar de volta. Até as 19h, o aeroporto recebeu 10 caminhões-tanque carregados com querosene, cada um com 60 mil litros de insumo, o suficiente para encher 12,5% das reservas. As carretas foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nem todo o combustível, porém, está a disposição das companhias, pois precisam ser testados para avaliar se ainda estão aptos para o abastecimento das aeronaves. Até as 19h, 6 dos 10 caminhões tinham sido aprovados.

Desde terça-feira (22), o Aeroporto de Brasília está sem abastecimento regular de combustível. E na sexta (25), o estoque de querosene acabou. Antes do carregamento da tarde deste sábado, o último caminhão-tanque que abasteceu o aeroporto tinha chegado na quinta (24), por volta das 15h.

De acordo com a Inframérica, normalmente cerca de 20 caminhões abastecem o aeroporto por dia. Eles calculam que desde o bloqueio dos veículos nas estradas, “a defasagem no abastecimento chega a 100 caminhões”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here