Terapia com cavalo ajuda crianças com deficiência em Formosa – GO

0
518

João Gabriel tem 9 anos. Ele está dentro do Transtorno do Espectro Autista, caracterizada pelos desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Há dois anos ele participa de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. Isso o ajudou a obter avanços como melhora na interação social, linguagem, atenção, raciocínio, e, principalmente, na auto-estima e independência.

“O trabalho da equoterapia reflete também nas atividades de vida diária. O João passou a ter mais autonomia e aliado a outras terapias já consegue tomar banho sozinho, vestir-se, preparar lanches simples, colocar sua comida no prato. Na escola está mais tranquilo e concentrado na execução das atividades propostas, consegue ser mais tolerante a frustrações e persistente na execução de atividades”, conforme conta sua mãe, Paula de Faria Sousa.

João Gabriel é um dos 17 praticantes que participam do projeto Anjos de Patas, que surgiu há dois anos, realizado no Rancho Nossa Senhora, em Formosa. A equipe é multiprofissional composta por veterinário, psicóloga, fisioterapeuta, pedagogos, fonoaudiólogos, educador físico e assistente social. Todos são voluntários e o projeto não recebe ajuda governamental, apenas alguns pais colaboram com valores simbólicos para ajudar na ração e feno para o cavalo.

São destinados 3 animais para a realização do projeto. Cada animal consome em média 4 sacos de ração por mês, além de vacinação e vermífugos, por isso, os responsáveis pelo projeto esperam que a população de Formosa possa contribuir mais efetivamente com a realização da equoterapia. Existe uma lista de espera de mais de 100 pessoas interessadas em participar, mas por conta das limitações financeiras, o projeto não consegue ampliar o atendimento.

Fonte: Formosa Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here